MALDIVAS MAIS PERTO DO QUE VOCÊ IMAGINA

Existe sim um Paraíso do Surfe, onde a água é quente sempre , as ondas perfeitas tanto para a esquerda quanto para a direita, onde você pode evoluir e lapidar seu surfe em poucas horas de surfe, várias points de ondas em um curto espaço geográfico, vários surfistas do mundo inteiro estão apontando seus esforços em busca desse lugar mágico, para um casal de surfistas é ainda mais perfeito, pois unê a prática do surfe a um clima de lua de mel, locais super simpáticos e atenciosos fazem desse lugar um destino perfeito. As ilhas Maldivas se encontram no Oceano Índico, ao sul da Ásia e ao sudoeste do Sri Lanka e da Índia. O território indiano de Laquedivas é o único a fazer fronteira direta com o arquipélago. Composto por 1.196 ilhas, tem lugar de sobra para conhecer durante a sua viagem.
Como você pode imaginar, a maior parte do arquipélago é coberta por água — mais precisamente 98%. Essas ilhas se encontram em um território com extensão de 90 mil km2, com 26 atóis, bancos de areia e recifes de corais. De um extremo a outro, são 820 km de distância.
Além de ter um cenário encantador, as ilhas Maldivas detêm um marco importante: o de país com a altitude mais baixa entre as nações do globo. São 2,3 metros acima do mar nas áreas mais altas (que respondem a 1% do território), enquanto a média fica em torno de 1,5 metros.
LARISSA CASTRO
Nutricionista do Campeão Mundial de Surfe Italo Ferreira Desfrutando das belas ondas das Ilhas Maldivas.
Esse é também o menor e menos populoso país da Ásia. Das ilhas que compõem o arquipélago, somente 203 são habitadas. Ao longo de sua história, as Maldivas foram colônia de Portugal, Holanda e Grã-bretanha. Sua independência veio em 1965 e, 3 anos mais tarde, houve a declaração da república.
Conhecer essas e outras curiosidades é bem interessante antes de arrumar as malas e partir rumo às Maldivas, concorda? Então, veja mais alguns detalhes sobre o arquipélago.
PRINCIPAIS CIDADES:
MALE
SURF NAS MALDIVAS:
ATOLL NORTE
No atol de Malé Norte encontram-se os picos mais surfados e conhecidos. Esquerdas e direitas perfeitas com vários níveis de dificuldade, a grande maioria apenas acessível por barco, em alguns casos através de uma curta remada a partir dos resorts Hudhuranfushi (Lohis), Club Med Kani (Ninjas) ou Cinnamon Dohnveli (Pasta Point).
Lohis – A famosa esquerda de Lohis está a alguns metros da ilha e é uma onda perfeita, gostosa de surfar e exclusiva para os clientes do resort Hudhuranfushi;
Ninjas – Uma direita fácil e ideal para iniciantes;
Pasta Point – Uma esquerda muito alinhada de point break, exclusiva para hóspedes do hotel Dhonveli;
Cokes – Se você está em busca de bons tubos, então, você não vai se arrepender de conhecer este pico! Cokes possui uma direita um pouco curta, mas, guarda alguns dos melhores tubos das Maldivas;
Chickens – Com longas esquerdas, a ilha que um dia foi habitada apenas por aves, é considerada a onda mais rápida da região, conseguindo formar tubos com mais de 10 segundos de pura adrenalina;
Honky’s – Logo à esquerda de Sultans, a Honky’s irá te surpreender ao atingir até 100 metros de comprimento e criar tubos inesquecíveis!;
Jailbreaks – Não é só a Sultans que possui uma boa direita, a Jailbreaks também é dona de excelentes direitas, além de ter uma seção atrás da outra;
Sultans – Se o Pasta Point reina com a esquerda, a Sultans possui a direita mais consistente das Maldivas.
SUL DE MALE
No atol de Malé Sul, uma área um pouco mais protegida da ondulação mas sem crowd, encontramos ondas de muito boa qualidade como Gurus (esquerda), Quarter (direita), Riptides (direita), entre outras, acessíveis de barco ou através dos poucos resorts desta zona como o Kandooma e o Anantara, que são verdadeiros paraísos.
Riptides – Famosas pelas fortes correntes a onda de Riptides quebra no meio do canal, proporciona ondas tanto para a direita como para a esquerda, perfeitas para longboard, uma boa onda para todos os níveis, quebra melhor durante uma ondulação sul com ventos sudoeste ou oeste;
Kandoomas Right – O Kandooma Right Surf Break está localizado ao lado do Kandooma Resort. Essa direita é bem fácil e oferece rápidas e divertidas sessões de tubo. Você vai surfar sozinho a maior parte do tempo;
Twin Peaks – Esquerda muito forte, com um swell de sul e maré cheia, abrem excelentes esquerdas e com a maré seca, alguns se arriscam a pegar sessões de tubo;
Tucky Joe’s – Melhor esquerda da região para quem busca aprimorar a perfomance em tubos, na maré seca a última sessão da onda quebra sob uma bancada bem rasa e afiada;
Quarter –Direita perfeita com a primeira sessão tubular e precisa de grandes ondulações para começar a funcionar.
COMO CHEGAR NAS MALDIVAS
A melhor forma de chegar lá partindo do Brasil é pegar um voo até Dubai e, em seguida, para Male, a capital da República das Maldivas. Depois, você segue de barco ou hidroavião para a ilha escolhida.
A CULINÁRIA LOCAL
A culinária das Maldivas tem influência indiana e árabe, o arroz e o curry estão sempre presentes. Os pratos costumam incluir ingredientes simples e saborosos, encontrados em ambientes praianos, tais como frutos do mar e coco.
PRATOS TÍPICOS
- Garudhiya Baiy;
- Kulhimas;
- Mas huni;
- Boshi mashuni;
- Riha;
- Masroshi;
- Fihunu mas;
- Kandu Kukulhu;
- Valo mas;
- Mas Riba;
- Banbukeylu harissa;
- Bajiya;
- Theluli mas;
- Tharukaaree Riha;
- Lagosta.
GEOGRAFIA
Localizada no Oceano Índico, no sul da Ásia, a República das Maldivas possui 298 km² de área e é formada por cerca de 1.200 ilhas de coral, das quais 200 são habitadas. Agrupadas em 26 atóis, têm relevo baixo e plano. As Maldivas detém o recorde do país mais plano do mundo, com uma altitude máxima de apenas 2,3 metros.
RELIGIÃO
Hoje, a identidade étnica das Maldivas é uma mistura dessas culturas, reforçada pela religião e pela língua. Originalmente budistas, os maldívios foram convertidos ao islamismo sunita em meados do século XII, que ainda hoje é a religião oficial de toda a população.
CLIMA
Em relação ao clima, a melhor época para visitar as Maldivas é entre os meses de novembro a abril. Assim como outros países da Ásia, as Maldivas também sofrem com as chuvas de monções. O tempo tende a ficar chuvoso e com ventos mais fortes entre maio e outubro.
Para o surf de maio a outubro a monção de sudoeste, traz um clima mais instável com alguma chuva e vento, sendo o melhor período de surf nos Atóis de Malé. De novembro a abril o clima é caracterizado pela monção de nordeste, um período mais seco e soleado mas com menos ondulação.
A GOTRIPS TRAVEL , agência oficial dos Monitores de Ondas está com Pacotes super atrativos e com plano de parcelamento que torna verdadeiramente possível para você desfrutar dessas ondas perfeitas.
segue o link para reservas e maiores informações.
Sobre o autor:
Sandro Guanais Pinto
O grupo Monitores de Ondas é capitaneado por Sandro Guanais Pinto que já difundiu seus conhecimentos sobre o oceano em todo o Brasil. Palestra monitores de ondas , com 736 monitores formados e certificados
Sandro tem 48 anos, sendo 40 dedicados ao surf, é surfista, instrutor de surf e SUP certificado pela ACCES , se dedica 100% ao ESPORTE. Atua profissionalmente nas áreas de Marketing , Publicidade , Produção de Eventos e Palestras e ÂNCORA OFICIAL de Monitoramento do portal WAVES .
oceano em todo o Brasil.